Sobre o PortFIR

O programa PortFIR - Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar – inspirado na rede europeia EuroFIR (European Food Information Resource) – tem como objetivo a implementação de redes portuguesas de partilha de conhecimento em segurança alimentar e nutrição e a criação de um plataforma que inclui bases de dados sustentáveis e de qualidade reconhecida sobre Composição de Alimentos, Contaminação de Alimentos e Consumos Alimentares.

O programa PortFIR contempla três áreas de atividade:
  • Partilha de conhecimento através das Redes, que reúnem em grupos de trabalho para a elaboração de documentos orientadores;
  • Gestão da informação alimentar, da responsabilidade do INSA, que consiste na recolha, normalização, validação e compilação dos dados de diversas fontes existentes no país (fornecedores de dados), nas áreas de composição e contaminação química e microbiológica dos alimentos e de consumos alimentares;
  • Análise e disponibilização de informação através do website PortFIR.
Este programa desenvolve-se em três fases:
  • Implementação das Redes de partilha do conhecimento e do Sistema informático de Gestão das Redes de Informação Alimentar;
  • Recolha sistemática, normalização e validação exaustiva de dados das várias áreas para carregamento das bases de dados;
  • Rotina, com recolha regular de dados, análise dos mesmos e disponibilização com emissão periódica de relatórios (ex. Tabela da Composição de Alimentos).
Da iniciativa PortFIR foram já criadas três Redes que têm por objetivo otimizar a utilização de recursos nacionais, criando um sistema para a atualização e manutenção sustentável de bases de dados nacionais:
  • Rede Portuguesa sobre Composição de Alimentos (RPCA)
  • Rede Portuguesa sobre Informação Microbiológica de Alimentos (RPIMA)
  • Rede Portuguesa sobre Contaminação Química de Alimentos (RPCQA)
O convite à participação nas Redes é constante pelo que agradecemos a divulgação de Participação nas Redes a qualquer colega/entidade que considere pertinente.

A funcionalidade das Redes é assegurada por Grupos de Trabalho, quer transversais (PortFIR) a todas as redes, quer vocacionados para as necessidades específicas de cada área de trabalho (RPCA ou RPIMA). Os Grupos de Trabalho PortFIR reúnem com regularidade e apresentam o seu trabalho na Reunião Anual.

Para a inscrição nos Grupos de Trabalho do PortFIR, RPCA, RPIMA ou RPCQA é necessário criar uma conta e preencher o(s) formulário(s).

Este programa, criado em 2009, é coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) em parceria com a GS1 Portugal e tem o apoio de organizações governamentais e privadas dos setores da saúde, agricultura e economia.