Macroconstituintes

Lípidos

Inclui o teor de ácidos gordos, triglicéridos, fosfolípidos, esteróis e compostos relacionados. São avaliados até ao decigrama. Os ácidos gordos estão divididos em três grupos: ácidos gordos saturados, ácidos gordos monoinsaturados e ácidos gordos polinsaturados. Os valores apresentados correspondem ao somatório dos valores dos ácidos gordos individuais pertencentes aos respectivos grupos. É também referido o teor do ácido linoleico e de ácidos gordos trans.

Hidratos de Carbono (HC)

São expressos em grama e avaliados até ao decigrama. São apresentados em cinco formas: total de HC disponíveis, total de HC expresso em monossacáridos, mono+dissacáridos, amido e oligossacáridos.
  • Total HC disponíveis
    O total de HC disponíveis inclui os monossacáridos ou açúcares simples (glucose, frutose e galactose), dissacáridos (sacarose, lactose e maltose), oligossacáridos (rafinose, estaquiose e verbascose) e polissacáridos (amido, glicogénio e dextrinas), não estando incluída a fibra alimentar.
  • Total HC expressos em monossacáridos
    O teor total de HC expresso em monossacáridos é também referido para facilitar a análise comparativa deste teor com o referido em tabelas de outros países. Por hidrólise, 100 g de dissacárido, como a sacarose, originam 105 g de monossacáridos (glucose e frutose) e 100 g de um polissacárido, como o amido, originam 110 g do monossacárido glucose. Assim, o total de HC expresso em monossacáridos obtém-se multiplicando o teor de cada um dos HC pelos seguintes fatores:
    • Monossacáridos (glucose, frutose e galactose) – 1,0
    • Dissacáridos (sacarose, lactose e maltose) – 1,05
    • Oligossacáridos (rafinose, estaquiose e verbascose) – 1,07
    • Polissacáridos (amido) – 1,10

Sal

Os valores de sal foram calculados com base no Regulamento (UE) N.º 1169/2011 de 25 de outubro de 2011 (sal = sódio x 2,5).

Fibra

Substâncias de origem vegetal resistentes à digestão e absorção no intestino delgado, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Incluem polissacáridos não amiláceos solúveis e insolúveis (celulose, pectina e hidrocolóides), lenhina e amido resistente. A fibra alimentar foi considerada em separado e não está incluída no total dos HC. É avaliada até ao decigrama.

Proteínas

Foi calculada a partir do teor de azoto total, determinado pelo método de Kjeldhal, e multiplicado pelos seguintes factores (Gonçalves Ferreira e Silva Graça, 1985):
  • Leite e derivados – 6,38
  • Trigo e derivados – 5,70
  • Restantes alimentos – 6,25
É avaliada até ao decigrama.

Água

Corresponde à perda de peso que sofrem os produtos quando aquecidos a temperatura conveniente até peso constante. Inclui a água e uma pequena quantidade de substâncias que se volatilizam nestas condições. É avaliada até ao decigrama.