Introdução

Os dados de consumo alimentar são dados de base que podem ser utilizados para vários trabalhos científicos, realizados em áreas relacionadas com a alimentação e com a saúde.

Os dados de consumo alimentar são fundamentais para a dois fins principais, a avaliação do estado nutricional de uma população e a avaliação dos riscos alimentares:

  1. Avaliação do estado nutricional de uma população: através da compilação e análise dos dados de consumo alimentar é possível averiguar a adequação da ingestão de energia, nutrientes e outros componentes alimentares tendo por base as recomendações existentes para os vários grupos da população;
  2. Avaliação dos riscos alimentares: a avaliação dos riscos associados aos alimentos é um processo científico constituído por quatro etapas, das quais a terceira é a avaliação da exposição. A avaliação da exposição centra-se na avaliação qualitativa ou quantitativa da ingestão dos perigos químicos, biológicos ou físicos. Para esta avaliação de ingestão é necessário conhecer os padrões de consumo alimentar, informação que pode ser dada pela aplicação de inquéritos alimentares.
Nesta página serão apresentadas informações sobre estudos de consumo alimentar efetuados em Portugal.