Introdução

Os dados de consumo alimentar são dados de base que podem ser utilizados para vários trabalhos científicos, realizados em áreas relacionadas com a alimentação e com a saúde.

Os dados de consumo alimentar são fundamentais para a dois fins principais, a avaliação do estado nutricional de uma população e a avaliação dos riscos alimentares:

  1. Avaliação do estado nutricional de uma população: através da compilação e análise dos dados de consumo alimentar é possível averiguar a adequação da ingestão de energia, nutrientes e outros componentes alimentares tendo por base as recomendações existentes para os vários grupos da população;
  2. Avaliação dos riscos alimentares: a avaliação dos riscos associados aos alimentos é um processo científico constituído por quatro etapas, das quais a terceira é a avaliação da exposição. A avaliação da exposição centra-se na avaliação qualitativa ou quantitativa da ingestão dos perigos químicos, biológicos ou físicos. Para esta avaliação de ingestão é necessário conhecer os padrões de consumo alimentar, informação que pode ser dada pela aplicação de inquéritos alimentares.
Nesta página serão apresentadas informações sobre estudos de consumo alimentar efetuados em Portugal, assim que estiverem disponíveis.