Introdução

A Tabela da Composição dos Alimentos (TCA) é um documento de referência nacional para a composição dos alimentos consumidos em Portugal, que reúne informação sobre o teor de 42 componentes/nutrientes (Energia, Macroconstituintes, Ácidos Gordos, Colesterol, Vitaminas e Minerais)

A versão atual da TCA, V 2.0, inclui 1094 alimentos (crus, cozinhados e processados).

A nova versão da Tabela utilizou o software FoodCASE (http://playground.foodcase.ethz.ch/), que tem implementado o método EuroFIR para o cálculo dos nutrientes de todas as receitas (http://www.eurofir.org/?page_id=2695). Os valores de energia foram calculados com base no Regulamento (UE) N.º 1169/2011 de 25 de outubro de 2011. São ainda apresentados os valores de sal, calculados de acordo com o mesmo Regulamento (sal = sódio x 2,5).

A pesquisa na TCA é possível por Palavra-chave, Grupo de alimentos, Componentes, Lista alfabética, FoodEx2 (http://www.efsa.europa.eu/en/datex/datexfoodclass), Langual (http://www.langual.org/) e Pesquisa avançada.

Para além da consulta da TCA podem também ser consultados, para alguns alimentos, dados da Indústria (a disponibilizar brevemente). A informação disponibilizada para estes alimentos é da responsabilidade da Indústria.

Atualmente estão definidos 2 níveis de utilizadores (utilizadores de acesso livre e utilizadores registados). Os utilizadores de acesso livre têm acesso aos dados da TCA e dados da Indústria, permitindo a sua comparação. Os dados serão apresentados separadamente e é possível criar um ficheiro pdf com o(s) resultado(s) das pesquisas. Os utilizadores registados poderão exportar o(s) resultado(s) das pesquisas em formato Excel.

Futuramente serão disponibilizadas uma ferramenta de cálculo básica, para utilizadores registados e uma ferramenta de cálculo avançada, para utilizadores avançados. A ferramenta de cálculo básica permitirá calcular o valor nutricional de uma refeição através da escolha dos alimentos (TCA) e respetiva quantidade ingerida. A ferramenta de cálculo avançada permitirá o cálculo do valor nutricional de uma receita, a partir da lista de ingredientes (TCA) e respetivas quantidades, método(s) de preparação e fatores de retenção. O valor nutricional será também apresentado para o número de doses da receita. Os utilizadores avançados poderão ainda armazenar e gerir as suas receitas.