Sobre a TCA

Os teores dos componentes apresentados na TCA provêm da compilação de dados de diversas fontes tais como, estudos analíticos realizados pelos Laboratórios do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IP (IPMA) (antigo IPIMAR), publicações científicas, outras Tabelas e bases de dados, para alguns alimentos processados, de informação retirada dos respetivos rótulos. A Tabela contém ainda dados obtidos por cálculo, caso alguns pratos compostos em que foi utilizado o método EuroFIR para cálculo de receitas (http://www.eurofir.org/?page_id=2695) e de valores de nutrientes para os quais não se dispunha de informação (valores omissos). A maioria dos alimentos estudados foi adquirida em lojas, supermercados e mercados de diversas zonas do país, principalmente nas áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto. Para a maior parte dos alimentos foram analisadas no mínimo cinco amostras, pelo menos para alguns dos nutrientes.
Os valores de todos os componentes são expressos por 100 g de alimento edível, com exceção das bebidas alcoólicas em que os valores são expressos por 100 ml.

Nota: A decisão final dos valores publicados resultou da avaliação e da interpretação dos dados disponíveis feita pelos compiladores. Não há garantia de que um alimento em particular tenha exatamente a mesma composição daquele constante nesta Tabela, particularmente devido à natural variabilidade dos alimentos e à utilização de valores médios.